O LIVRO VERMELHO de C.G.JUNG
...``tu poderias ter recusado a maçã ``.
``Como será agora , já que deus e o demônio se tornaram um só? Eles concordaram em paralisar a vida ?A luta dos opostos pertence às condições indispensáveis da vida ? E fica parado quem conhece e vive o ser uno dos opostos?
TOMO A PSICOPICTOGRAFIA COMO UM DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE
INDIVIDUAÇÃO EXTENSIVAMENTE
ESTUDADOS POR C G JUNG NO SEU LIVRO VERMELHO , EDITADO 48 ANOS APÓS SUA
MORTE.
ESSES TRABALHOS APRESENTAM QUALIDADES QUE VARIAM EM FUNÇÃO DE TALENTO PESSOAL ,
FORMAÇÃO , CONHECIMENTO TÉCNICO E NÍVEL CULTURAL DE CADA ARTISTA. CARACTERIZADO
PELO PROCESSO DE RÁPIDA EXECUÇÃO(EM MINUTOS), VINDOS DOS MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NAS MÃOS E NOS PÉS. MARCAM UM NOVO MOMENTO DENTRO
DA ARTE CONTEMPORÂNEA MUNDIAL , COMO O ENCONTRO DO SI-MESMO, COMPROVANDO O INTERCÂMBIO COM AS CONSCIÊNCIAS INTELIGENTES PRESENTES NO
INCONSCIENTE COLETIVO.
É A ARTE COMO PROCESSO CATÁRTICO QUE
OCORRE DENTRO DOS PRINCIPIOS DA FÍSICA QUÂNTICA, ONDE AS DIVERSAS FAIXAS DE ONDA ATINGIDAS SÃO DECORRENTES DAS
AFINIDADES PESSOAIS EXISTENTES.
UNIÃO DE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE,ESSAS OBRAS DE ARTE TESTEMUNHAM UMA ERA DE EXPRESSÃO DE UMA HUMANIDADE QUE SE RENDE PERANTE A
INSUFICIÊNCIA DO RACIONALISMO PARA LHE TRAZER AS RESPOSTAS
MEDIANTE OS GRANDES DESAFIOS DA VIDA.
ESSA UNIÃO DO RACIONAL COM
A IRRACIONALIDADE , QUE AINDA É VISTA SOB OTICA DE MAGIA, TEVE NOS TRABALHOS
DE JUNG UMA FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS SUAS PESQUISAS COMPARATIVAS ENTRE MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ALQUIMICOS E OS PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DA PSICOLOGIA .*
Em 1921 , apareceu o ``si-mesmo`` como conceito psicológico.
Jung definiu –o da seguinte maneira:
Enquanto o eu for apenas o centro do meu campo consciente, não é idêntico ao
todo de minha psique, mas apenas um complexo entre outros complexos . Por isso
distingo entre o eu e si-mesmo. O eu é o sujeito apenas de minha consciência,
mas o si-mesmo é o sujeito do meu todo, também da psique inconsciente . Neste
sentido o si-mesmo seria uma grandeza (ideal) que encerraria dentro dele o eu.
O si-mesmo gosta de aparecer na fantasia inconsciente como personalidade
superior ou ideal como, por exemplo, o Fausto de Goethe, e o Zaratustra de Nietzsche.
...Com seus seminários sobre a Yoga Kundalini em 1932 , Jung
começou um estudo comparativo de práticas esotéricas , pondo o foco nos exercícios
espirituais de Inácio de Loyola, no Yoga-sutra de Patanjali, nas práticas
meditativas budistas e na alquimia medieval, que apresentou numa longa série de
preleções no Instituto Federal Suiço de
Tecnologia (ETH). O critério essencial que possibilitou essas ligações e comparações
foi a percepção de Jung de que essas práticas baseavam-se todas em diferentes
formas de imaginação ativa – e que todas elas tinham como meta a transformação
da personalidade- que Jung entendeu como o processo de individuação. Assim , as
preleções de Jung no ETH proporcionam uma história comparativa da imaginação
ativa, a prática que constituiu a base do Liber Novus.
Jung comparou a noção hindu de Brahma/ Atman ao si-mesmo .
Ao mesmo tempo , providenciou uma definição da alma. Afirmou que a alma possuía
qualidades que eram complementares à persona , contendo aquelas qualidades de
que a atitude consciente carecia. Este caráter complementar da alma afetava
também seu caráter sexual , de modo que o homem tinha uma alma feminina, ou
anima, e a mulher tinha uma alma masculina , ou animus.
Isto correspondia ao fato de que homens e mulheres tinham
traços tanto masculinos quanto femininos. Observou também que a alma dava
origem a imagens que supostamente não tinham valor do ponto de vista racional.
Havia quatro maneiras de usá-las:
A primeira possibilidade de utilização é a artística, quando
alguém domina esta forma de expressão; uma segunda possibilidade é a
especulação filosófica; uma terceira é a especulação quase religiosa que leva à
heresia e à constituição de seitas ; uma quarta possibilidade é o emprego das
forças imanentes nas imagens para cometer excessos de toda forma.
`` ...TU PODERIAS TER RECUSADO A MAÇÃ .``
``COMO SERÁ AGORA , JÁ QUE DEUS E O DEMÔNIO SE TORNARAM UM
SÓ ? ELES CONCORDARAM EM PARALISAR A VIDA? A LUTA DOS OPOSTOS PERTENCE ÀS CONDIÇÕES
INDISPENSÁVEIS DA VIDA? E FICA PARADO QUEM CONHECE E VIVE O SER UNO DOS OPOSTOS ?
NÃO SE PODE ENTENDER A MAGIA. ENTENDER SÓ SE PODE O RACIONAL
. MAS A MAGIA É O IRRACIONAL QUE NÃO SE PODE ENTENDER. O MUNDO NÃO É SÓ
RACIONAL, MAS TAMBÉM IRRACIONAL. ASSIM COMO SE PODE ABRIR O RACIONAL DO MUNDO
COM A RAZÃO À MEDIDA QUE O RACIONAL DO MUNDO VEM AO ENCONTRO DA COMPREENSÃO, ASSIM TAMBÉM SE ENCONTRA O INCOMPREENSÍVEL E O IRRACIONAL.
ESTE ENCONTRO É MÁGICO E ABSOLUTAMENTE INCOMPREENSÍVEL . A
COMPREENSÃO MÁGICA É AQUILO QUE SE CHAMA NÃO COMPREENSÃO. TUDO O QUE TEM EFEITO
MÁGICO É INCOMPREENSÍVEL, E O INCOMPREENSÍVEL TEM MUITAS VEZES EFEITO MÁGICO .
O MÁGICO SEMPRE ME
ENGLOBA, SEMPRE ME ENVOLVE, ABRE ESPAÇOS QUE NÃO TÊM PORTAS E CONDUZ PARA ONDE
NÃO HÁ NENHUMA SAÍDA.
...NO RACIONAL NÃO PRECISAMOS DE NENHUMA MAGIA. SÓ OS
IRRACIONAIS FIZERAM USO DELA PARA SUBSTITUIR SUA FALTA DE RAZÃO. MAS É MUITO
IRRACIONAL NÃO JUNTAR O RACIONAL COM A MAGIA , POIS OS DOIS NADA TÊM A VER UM COM O OUTRO .
POR MEIO DA JUNÇÃO,
OS DOIS SÃO DETERIORADOS. POR ISSO AQUELES IRRACIONAIS SUCUMBEM COM RAZÃO
AO SUPÉRFLUO E AO DESPREZO. POR ISSO TAMBÉM UMA PESSOA RACIONAL DE NOSSA
ÉPOCA JAMAIS SE SERVIRÁ DA MAGIA.
...NÓS RECONHECEMOS QUE O MUNDO CONSISTIA DE RAZÃO E
INSENSATEZ, E NÓS ENTENDEMOS QUE NOSSO CAMINHO PRECISAVA NÃO SÓ DA RAZÃO , MAS
TAMBÉM DA INSENSATEZ. ESTA SEPARAÇÃO É ALEATÓRIA E DEPENDE DO NÍVEL DA
COMPREENSÃO . MAS PODE-SE TER CERTEZA DE
QUE SEMPRE A MAIOR PARTE DO MUNDO AINDA NOS É INCOMPREENSÍVEL . INCOMPREENSÍVEL
E IRRACIONAL DEVEM SER IDÊNTICOS PARA NÓS, AINDA QUE NÃO O SEJAM
NECESSARIAMENTE EM SI, POIS UMA PARTE DO INCOMPREENSÍVEL SÓ É ATUALMENTE
INCOMPREENSÍVEL , PODENDO AMANHÃ SER TALVEZ
RACIONAL. MAS ENQUANTO NÃO O ENTENDEMOS , É TAMBÉM IRRACIONAL.
À MEDIDA QUE O NÃO
COMPREENSÍVEL EM SI É RACIONAL PODE-SE TENTAR IMAGINÁ-LO COM ÊXITO , MAS À MEDIDA
QUE É IRRACIONAL EM SI, PRECISA-SE DA PRÁTICA MÁGICA PARA EXPLORÁ-LO.
A PRÁTICA MÁGICA CONSISTE EM TORNAR COMPREENSÍVEL O
INCOMPREENSÍVEL DE CERTA FORMA NÃO COMPREENSÍVEL.
PODE-SE ENSINAR O CAMINHO QUE LEVA AO CAOS, MAS NÃO SE PODE
ENSINAR A MAGIA. A RESPEITO DELA SÓ SE PODE CALAR, QUE PARECE SER O MELHOR
ENSINAMENTO.ESTE PONTO DE VISTA É DESCONCERTANTE, MAS ASSIM É A MAGIA. A RAZÃO
CRIA DESORDEM E OBSCURIDADE.
A PRÁTICA MÁGICA DESAGREGA-SE PORTANTO EM DUAS PARTES: A
PRIMEIRA É A EXPLORAÇÃO DO CAOS, A SEGUNDA É A TRADUÇÃO DA ESSÊNCIA DO
COMPREENSÍVEL.
NA TRADUÇÃO MÁGICA DO INCOMPREENSÍVEL PRECISA-SE INCLUSIVE
DA RAZÃO, POIS SÓ ATRAVÉS DA RAZÃO PODE
SER CRIADO O COMPREENSÍVEL. MAS COMO É PRECISO EMPREGAR NISSO A RAZÃO , NINGUÉM
PODE DIZER QUE O FATO JÁ SE REALIZOU QUANDO NÓS APENAS TENTAMOS EXPRESSAR O QUE SIGNIFICA PARA NÓS A
ABERTURA DO CAOS.
C G JUNG – O LIVRO VERMELHO – LIBER SECUNDUS
* taisa nasser- setembro 2014