Desenhos

ars totum requirit hominem ! (a arte requer o homem inteiro !) C G Jung

O REENCONTRO DA ALMA - C.G.JUNG

(O LIVRO VERMELHO  -LIBER NOVUS – CAP 1)
C.G.JUNG

...MAS A FOME TRANSFORMA A ALMA EM FERA QUE ENGOLE O PREJUDICIAL E COM ISSO SE ENVENENA. MEUS AMIGOS, É SÁBIO ALIMENTAR A ALMA, SENÃO CRIAREIS DRAGÕES E DEMÔNIOS EM VOSSOS CORAÇÕES.



``Por volta do trigésimo quinto ano existe um ponto em que as coisas começam a mudar, é o primeiro momento do lado sombrio da vida , do descer para a morte. É evidente que Dante encontrou este ponto e os que leram Zaratustra saberão que Nietzsche também o descobriu. Quando chega este momento crítico , as pessoas o enfrentam de diversas maneiras :algumas não o aceitam ;outras mergulham nele ; e para outras ainda algo importante acontece a partir de fora. Se não vemos algo, o destino no-lo faz ver``(HANNAH,B -Modern Psychology-notes C G JUNG)



... MINHA ALMA, ONDE ESTÁS ?TU ME ESCUTAS?EU FALO E CLAMO A TI-ESTÁS AQUI?
EU VOLTEI, ESTOU NOVAMENTE AQUI- EU SACUDI DE MEUS PÉS O PÓ DE TODOS OS
PAÍSES E VIM A TI, ESTOU CONTIGO;APÓS MUITOS ANOS  DE LONGA PEREGRINAÇÃO
VOLTEI NOVAMENTE A TI. DEVO CONTAR-TE TUDO O QUE VI, VIVENCIEI, ABSORVI EM MIM?
OU NÃO QUERES OUVIR  NADA DE TODO AQUELE TURBILHÃO DA VIDA E DO MUNDO?
MAS UMA COISA PRECISAS SABER: UMA COISA EU APRENDI: QUE A GENTE DEVE VIVER ESTA VIDA.
ESTA VIDA É O CAMINHO, O CAMINHO DE HÁ MUITO PROCURADO PARA O INCONCEBÍVEL, QUE NÓS CHAMAMOS DIVINO.NÃO EXISTE OUTRO CAMINHO.TODOS OS OUTROS CAMINHOS SÃO TRILHAS ENGANOSAS. EU ENCONTREI O CAMINHO CERTO, ELE ME CONDUZIU A TI, À  MINHA ALMA. EU VOLTO RETEMPERADO E PURIFICADO.TU AINDA ME CONHECES? QUANTO TEMPO DUROU A SEPARAÇÃO!TUDO FICOU TÃO DIFERENTE!E COMO TE ENCONTREI?
MARAVILHOSA FOI MINHA VIAGEM.COM QUE PALAVRAS DEVO DESCREVER-TE?



POR QUE TRILHAS EMARANHADAS UMA BOA ESTRELA ME CONDUZIU A TI? DÁ-ME TUA MÃO, MINHA QUASE ESQUECIDA ALMA.QUE CALOR DE ALEGRIA REVER-TE, MINHA ALMA MUITO TEMPO RENEGADA!A VIDA RECONDUZIU-ME A TI. VAMOS AGRADECER À VIDA O FATO DE EU  TER VIVIDO, TODAS AS HORAS FELIZES E TRISTES, TODA ALEGRIA E TODO SOFRIMENTO.
MINHA ALMA, CONTIGO DEVO CONTINUAR MINHA VIAGEM. CONTIGO QUERO CAMINHAR E SUBIR PARA MINHA SOLIDÃO.



...FOI ISTO QUE O ESPIRITO DA PROFUNDEZA ME OBRIGOU A FALAR E AO MESMO TEMPO VIVER CONTRA MIM MESMO, POIS NÃO O ESPERAVA. NAQUELE TEMPO ESTAVA AINDA TOTALMENTE PRESO AO ESPIRITO DESSA ÉPOCA E PENSAVA DE OUTRO MODO SOBRE A ALMA HUMANA. EU PENSAVA E FALAVA MUITA COISA DA ALMA, SABIA MUITAS PALAVRAS ERUDITAS SOBRE ELA , EU A ANALISEI E FIZ DELA UM OBJETO DA CIÊNCIA.`` NÃO TOMEI EM CONSIDERAÇÃO QUE MINHA ALMA NÃO PODE SER OBJETO DE MEU JUIZO E SABER, ANTES MEU JUIZO E SABER SÃO OBJETOS  DE MINHA ALMA.``
POR ISSO OBRIGOU-ME O ESPIRITO DA PROFUNDEZA A FALAR PARA A ALMA, A INVOCÁ-LA COMO UM SER VIVO E SUBSISTENTE EM SI MESMO. EU TINHA DE ENTENDER QUE HAVIA PERDIDO MINHA ALMA.



DISSO APRENDEMOS O QUE O ESPIRITO DA PROFUNDEZA PENSA DA ALMA: ELE A VÊ  COMO UM SER VIVO SUBSISTENTE EM SI MESMO, E ASSIM CONTRADIZ O ESPIRITO DESSA  ÉPOCA, PARA O QUAL A ALMA É UM OBJETO DEPENDENTE DA PESSOA, QUE SE DEIXA JULGAR E ORDENAR E CUJA EXTENSÃO NÓS PODEMOS COMPREENDER. TIVE DE RECONHECER QUE AQUILO QUE ANTERIORMENTE EU DESIGNEI COMO MINHA ALMA NÃO FOI NA VERDADE MINHA ALMA, MAS UM SISTEMA DOUTRINÁRIO MORTO.POR ISSO TIVE DE FALAR À MINHA ALMA COMO A ALGO DISTANTE E DESCONHECIDO, QUE NÃO TEM EXISTÊNCIA ATRAVÉS DE MIM, MAS ATRAVÉS DO QUAL EU TENHO EXISTÊNCIA.



AQUELE CUJA COBIÇA SE APARTA DAS COISAS EXTERNAS, ESTE CHEGA AO LUGAR DA ALMA. SE NÃO ENCONTRAR A ALMA, SERÁ ACOMETIDO PELO HORROR DO VAZIO, E O MEDO VAI EXPULSÁ-LO COM UM CHICOTE DE VÁRIAS TIRAS PARA UMA ASPIRAÇÃO DESESPERADA E PARA  UMA COBIÇA CEGA DAS COISAS OCAS  DESTE MUNDO. TORNAR-SE-Á UM BOBO DE SUA COBIÇA ILIMITADA E SE PERDERÁ DE SUA ALMA PARA NUNCA MAIS ENCONTRÁ-LA. CORRERÁ ATRÁS DE TODAS AS COISAS, VAI PUXÁ-LAS TODAS PARA SI, MAS NÃO ENCONTRARÁ NELAS SUA ALMA, POIS SÓ A ENCONTRARÁ DENTRO DE SI MESMO.
É OBVIO  QUE SUA ALMA ESTÁ NAS COISAS E NAS PESSOAS, MAS O CEGO AGARRA AS COISAS E AS PESSOAS, MAS NÃO SUA ALMA NAS COISAS E NAS PESSOAS. NÃO SABE NADA A RESPEITO DE SUA  ALMA. COMO PODERIA DISTINGUI-LA DAS PESSOAS E DAS COISAS? ELE ENCONTRARIA SIM, SUA ALMA NA PRÓPRIA COBIÇA, MAS NÃO NOS OBJETOS DA COBIÇA. SE ELE POSSUÍSSE SUA COBIÇA, E NÃO SUA COBIÇA O POSSUÍSSE, TERIA COLOCADO UMA MÃO SOBRE A ALMA, POIS SUA COBIÇA É IMAGEM E EXPRESSÃO  DE SUA ALMA.



POSSUINDO A IMAGEM DA COISA , POSSUIMOS A METADE DA COISA.
A IMAGEM DO MUNDO É METADE DO MUNDO. QUEM POSSUI O MUNDO, MAS NÃO SUA IMAGEM , POSSUI SÓ A METADE DO MUNDO, POIS SUA ALMA É POBRE E SEM BENS. A RIQUEZA DA ALMA CONSISTE DE IMAGENS . QUEM POSSUI A IMAGEM DO MUNDO POSSUI A METADE DO MUNDO, MESMO QUANDO SEU HUMANO É POBRE E SEM BENS.
MAS A FOME TRANSFORMA A ALMA EM FERA QUE ENGOLE O PREJUDICIAL E COM ISSO SE ENVENENA.
MEUS AMIGOS , É SÁBIO ALIMENTAR A ALMA, SENÃO CRIAREIS DRAGÕES E DEMÔNIOS EM VOSSOS CORAÇÕES.




*o esboço de Jung  continua :
 ¨Esta alegoria do reencontro da alma, meus amigos,deve mostrar-vos que só me vistes como meia pessoa, pois eu me havia perdido de minha alma.Com certeza, não o percebestes, pois quantos estão hoje com sua alma?Mas sem alma não há caminho para além desse tempo.¨
Em suas anotações diárias , Cary Baynes comentou esta passagem  de Jung:
¨ Cheguei  à conversação do sr com sua alma. Tudo o que o sr  diz é dito de maneira correta e é sincero.Não é o grito do homem jovem despertando para a vida, mas o do homem maduro que viveu plena e ricamente à maneira do mundo e no entanto, quase que abruptamente, certa noite, ouve alguém dizer que ele não atingiu a essência. A visão veio no auge de sua força , quando o sr poderia seguir em frente exatamente como o sr era, com perfeito sucesso material. Eu não sei como o sr teve força  suficiente para prestar-lhe atenção.Concordo realmente com tudo o que o sr diz e o entendo. Todos os que perderam a conexão com sua própria alma ou que souberam  como dar-lhe vida precisam ter uma oportunidade de ver este livro.Até agora cada  palavra para mim está viva e fortalece-me justamente onde me sinto fraca. Mas , como o sr diz, hoje o mundo está muito longe de ter esta disposição. Isto não tem muita importância,um livro pode sacudir o mundo inteiro se for escrito com fogo e sangue.¨ (escritos de Baynes)
8 de fevereiro de 1924


MINHA PESQUISA ARTÍSTICA EM ARTE CONTEMPORÂNEA  SEGUE NA INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA  CONSCIÊNCIA  E NO PAPEL DA ARTE NESSE CAMINHO.
TOMO COMO PRINCIPAL FUNDAMENTO, AS PESQUISAS  E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE C.JUNG,RELATADAS EM SEU LIVRO VERMELHO, EDITADO 48 ANOS APÓS SUA MORTE E MINHAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS REALIZADAS NO ESPAÇO DA ESPIRITUALIDADE INDEPENDENTE DE MEU MESTRE LUIZ GASPARETTO.

MINHA QUESTÃO:
ATÉ QUANDO A HUMANIDADE PODERÁ VIVER SEM UNIÃO ENTRE SOMBRA E LUZ, CORPO E MENTE, MATÉRIA E ESPIRITO?

TAISA NASSER
20 de junho de 2014

Tema:

    Curta no facebook

    Translate

Bloggerized by Best Theme & ThemesHive & Thanks to Top WP Themes